Paes alerta que risco de chuva acumulada causa preocupação
04/04/2025
(Foto: Reprodução) Segundo o prefeito, chuva desta sexta-feira promete ser constante, e não apenas uma forte pancada. "O que a gente pede, para as pessoas ficarem atentas, para acompanhar pelos órgãos oficiais, pela imprensa, para que elas possam tomar certos cuidados", pediu o prefeito. Linha Vermelha, altura do Galeão
Thaís Espírito Santo/g1 Rio
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse durante a manhã que o maior risco da chuva prevista prevista para esta sexta-feira (4) é que o acumulado de chuva durante o dia cause estragos no município"
"Essa é uma chuva que vai ficar constante, tem o tal do risco do acumulado: acumula muita água, nível de rio sobe, risco de alagamento, áreas de encosta ficam encharcadas", afirmou Paes.
O município do Rio segue no estágio 2, o segundo nível em uma escala de cinco. Segundo o Centro de Operações, isso significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.
"O que a gente pede, para as pessoas ficarem atentas, para acompanhar pelos órgãos oficiais, pela imprensa, para que elas possam tomar certos cuidados", pediu o prefeito.
O Grande Rio registrou chuva forte em vários pontos na manhã desta sexta-feira (4). Bolsões d’água foram registrados em todas as regiões da capital, Baixada Fluminense e da Região Metropolitana.
RJ registra chuva forte e alagamentos em várias regiões
A cidade entrou em Estágio 2 às 6h05 desta sexta. Trata-se do segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.
Na Rua Marquês de Olinda, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, um gari trabalhava para desentupir um bueiro.
Também foram registrados bolsões d’água nas principais vias de Piedade, na Zona Norte, e em Bangu, na Zona Oeste da cidade.
Pontos alagados também foram registrados em Niterói, na Região Metropolitana, e em pontos da Baixada Fluminense. No Jardim Nova Era, em Nova Iguaçu, as ruas ficaram alagadas.
Gari tenta limpar bueiro na Rua Marquês de Olinda, em Botafogo, na Zona Sul do Rio
Reprodução/ TV Globo
Previsão
De acordo com a Climatempo, uma frente fria chegou ao Rio de Janeiro e se desloca pelo estado, causando mudanças significativas em todas as regiões fluminenses.
A temperatura máxima prevista para a capital é de 30ºC.
Há riscos de temporais que podem vir acompanhados por raios e rajadas de vento.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) classifica como risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas, transbordamento de rios e córregos urbanos, assim como de deslizamentos de terra para esta sexta.
Ruas do Jardim Nova Era, em Nova Iguaçu, ficaram alagadas
Reprodução/ TV Globo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu aviso para chuvas intensas.
A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, incluindo todo o litoral do Rio de Janeiro, com ondas de até 3 metros de altura. O aviso está válido entre 18h de sexta e 09h de domingo (6).
O fim de semana deve continuar com tempo instável.